quarta-feira, 6 de março de 2013

Carta Para Minha Futura Filha.


Você provavelmente acabou de ficar brava porque não liberei que chegasse às 3 da madrugada, saiu pisando forte e bateu a porta do quarto. Ou bem diferente do que foi a sua mãe, prefere ficar em casa estudando para o colégio, fazendo pesquisas inteligentes e assistindo séries engraçadas. Então você está aqui do meu lado lendo um romance ou talvez esteja dentro do seu quarto no computador. Não importa. De verdade, isso pouco importa. Independentemente de como você for, a quem puxou, a única certeza que essa carta me dá, escrita tantos anos antes, é que você mudou a minha vida e é incrivelmente linda.
Provavelmente você ganhou algum nome em hebraico. Sara, Hanna, Ilana… Talvez o seu pai tenha me convencido a colocar algo mais comum, como Bárbara ou Gabriela. Vou ficar muito brava se ele tiver feito isso. Quando eu era pequena, todas as minhas Barbies tinham nome em hebraico. Mas tudo bem, isso é o de menos, porque você nasceu com saúde e me dá todos os dias um novo motivo para aguentar os pesos do mundo. Desde o minuto que você nasceu, meu maior motivo é você.
Bem que a sua avó dizia que um dia eu entenderia o que é ser mãe. Provavelmente agora eu entenda. Talvez eu seja exatamente como ela foi: preocupada, meio dramática e carente da sua atenção. Entenda que todas as mães são assim. A mãe da sua amiga inseparável também é. E da sua futura nova amiga inseparável também será. Vocês sentiriam falta se não fôssemos.
Quero ser sua amiga e confidente. Quero poder dar colo e ombro quando você levar o primeiro fora de um carinha do colégio que não mereça nenhuma de suas lágrimas. Quero poder falar que “vai passar”, que “chora, porque alivia” e que “esse Pedro é muito imaturo, filha”. Quero poder usar todos esses clichês para te consolar. Quando aparecer para você um amor de verdade, vou chamar o moço para comer da minha torta de limão. Tomara que eu já saiba fazer torta de limão ou qualquer coisa mais elaborada. Você tem razão quando diz que sua mãe sempre trabalhou demais e cozinhou de menos. Aproveito para pedir desculpa por todos os deveres de casa que não pude te ajudar, porque estava no trabalho. Os tempos mudaram filha. Espero que você saiba disso e entenda que o seu papel de mulher vai muito além – muito, muito – de ser somente um rosto bonito. Inteligência importa muito, principalmente se você quiser fazer alguma diferença no meio de tanta gente igual e sem graça. Pode ter certeza que vou sempre te ajudar em relação a isso. Estude, viaje, leia muitos livros.  Aquele intercâmbio que você pediu para a Austrália que eu não deixei, foi porque sei que ir para a França pode ser muito melhor. Acredite em algumas coisas que sua mãe fala. Escrevi essa carta muito nova, mas nessa altura da vida já tenho muitas coisas para te ensinar.
Com certeza te amo e obrigada por ter mudado da minha vida,
Nunca se esqueça que qualquer impulso, chatice ou puxão de orelha não passa de amor. Tudo que for para você e sobre você, será só, e somente, por amor.
P.S: Pode fazer a tatuagem, mas me avisa antes?
P.S2: Espero de coração que você goste de música boa. Vou te dar vários CD's.

- Marcella Brafman. Fonte: Sem Cliche.

Nenhum comentário: