domingo, 6 de novembro de 2022

Sobre a importância de FALAR.. De DENUNCIAR.


Domingo à noite.

Eu estava assistindo a uma série chamada The Bold Type (já falei sobre ela no @tatiannareiniger). Episódio 6 da segunda temporada.

Estou assistindo essa série pela quarta vez porque, além dela ser MARAVILHOSA, estou vendo com o áudio e a legenda em inglês para aprimorar o meu conhecimento da língua.

-

Eu parei no minuto 00:21:56. Ainda faltam 20 minutos pra terminar o episódio, mas tive que vir aqui escrever sobre esse assunto.

Ontem eu assisti ao filme "O Enfermeiro da Noite" e esse "Uma Garota de Muita Sorte", vi há algumas semanas e também tive vontade de escrever sobre ele por aqui. Porém, com a correria da rotina, acabei não parando pra escrever esse texto.

E o que esses dois filmes e o episódio que eu estava assistindo têm em comum? Vocês devem estar se perguntando..

Os três abordam sobre a importância de FALAR. De DENUNCIAR.

-

Vocês sabem que eu ODEIO spoiler, né? Por isso não quero me aprofundar muito nas tramas, mas eu precisava vir escrever isso aqui.

Eu passei por uma situação há pouco tempo em que me vi nessa dúvida: Denunciar ou me calar?

-

É muito comum a vítima se sentir culpada. Achar que é exagero.. Ou que não foi exatamente aquilo. E até pela vergonha mesmo.. Preferir se calar.

E também temos as situações que desconfiamos de algo, mas preferimos fechar os olhos e não falar nada.. Não denunciar.

E, com isso, não impedimos que aquilo continue acontecendo.

Não é nada fácil falar, tá? Não vou enganar vocês.

Mas CALAR, muitas vezes, se torna AINDA MAIS DIFÍCIL.

Aquele trauma nos corrói por dentro. A Mila Kunis interpreta muito bem essa situação.. O que uma ferida não resolvida pode causar na nossa vida.

~

FALAR.. DENUNCIAR.. Além de libertar de dentro da gente aquela mágoa, também ajuda a proteger futuras vítimas e, pra mim, ISSO É O QUE MAIS IMPORTA.

Por isso escrevo esse texto. Pra te dizer: NÃO SE CALE.. NUNCA SE CALE.

Proteja você mesma e futuras potenciais vítimas. É só isso que eu te peço.

E, sempre que possível: PEÇA AJUDA.

Como eu falei no primeiro episódio do meu podcast: A COMUNICAÇÃO SALVA VIDAS. 

..E ela pode salvar a sua também.

- Tatianna Reiniger.

 

Nenhum comentário: