quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ter Pra Onde Voltar.

Nasci pra ser livre, mas preciso saber pra onde voltar. Gosto do meu aconchego, meu porto-seguro, minha paz. E encontro tudo isso na minha família. 

Descobri que o amor só vem quando a gente começa a curtir a própria companhia, afinal, para se entregar para alguém é preciso saber exatamente quem você é - e ainda assim ser feliz.

- Clarissa Corrêa.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Nem Primeiro, Nem Último.

Você pode não ser o primeiro homem dela, o último homem dela ou o único homem dela. Ela amou antes, pode ser que ela ame de novo. Mas se ela te ama agora, o que mais importa?

Ela não é perfeita - você também não é, e vocês podem nunca ser perfeitos juntos, mas se ela te faz rir, te faz pensar duas vezes, e admite ser humana e cometer erros, segure-se a ela e dê a ela o máximo que você puder. 

Ela pode não estar pensando em você a cada segundo do dia, mas ela te dará uma parte dela que ela sabe que você pode quebrar - o coração dela. Então não a machuque, não a mude, não analise e não espere mais do que ela pode dar. Sorria quando ela te fizer feliz, diga a ela quando ela te deixar com raiva, e sinta a falta dela quando ela não estiver por perto.

- Bob Marley.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Namore Uma Garota Que Lê.


Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos. 

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas. 

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criado pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro. Compre para ela outra xícara de café. 

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa. É que ela tem que arriscar, de alguma forma. 

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois. Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo. 

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, são mesmo. 

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype. Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. 

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê. Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.

- Autor Desconhecido, Adaptado.

domingo, 28 de julho de 2013

Bora Pra Noitada?

E aí, bora para noitada?

Primeiramente, você chega na balada e observa que metade das mulheres estão com um vestido de elástico, já a outra metade está com uma regata branca ou top e por cima uma blusa fina, junto com uma saia alta embalada à vácuo ou short customizado. Usando o insistente perfume 212, Angel e Light Blue. Mas até aí tudo bem pois o uniforme faz parte. Não muito distante disso você vê alguns homens com uma camisa polo com “número 43” nas costas e um cavalo gigante no peito, perfume One Million e a barriga saliente, com as mulheres mais bonitas da festa. Alguns gastando dinheiro que não tem, outros gastando por gastar e outros como eu agora, pensando em como funciona tudo isso… Nesse instante por algum motivo você se sente diferente daquelas pessoas. Culturalmente instruídos a sempre segurar um copo na mão seguimos o nosso caminho em busca de algo que no fundo não sabemos se realmente faz sentido.


De forma alguma estou dizendo que não gosto de balada, ou que balada é algo de pessoas “vazias”, mas infelizmente na maioria das vezes é isso que eu vejo, mulheres que só querem levantar seu ego e homens que acham que "baixar" um litro de bebida na mesa lhe faz ser o macho "top" da festa.

Cada vez mais as pessoas têm a necessidade de mostrar ser uma coisa que não são, e principalmente terem seu ego exaltado. Agora só falta elas perceberem que isso não leva a lugar nenhum.

Chegamos num ponto chave da sociedade, onde máscaras valem mais do que expressões, garrafas de bebida em cima da mesa valem mais do que apertos de mão e companhias falsas valem mais do que uma conversa sincera com a menina menos atraente da festa.


Por fim entenda que você pode ser uma pessoa super charmosa, educada, inteligente ou qualquer outro adjetivo, mas se a outra pessoa não for equivalente, ela não irá perceber o quão valiosa você é.

sábado, 27 de julho de 2013

Garota Enfim.

Ela é o tipo da garota "enfim". 

Enfim você pode colocar a cabeça no travesseiro e ter certeza de que encontrou alguém. Enfim pode descansar já que não existe mais a busca por um par. Enfim o mundo te dá alguém para sonhar ao dormir e ligar ao acordar, ou ligar antes de dormir e sonhar de olhos abertos ao acordar. 

Enfim a palavra amor ganha corpo, forma e voz. Enfim, o resumo de tudo que se quis - com defeitos e tudo. Enfim alguém por quem vale o pacote completo que pede o gostar.

- Gustavo Lacombe.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Recicle-Se.


Esqueça a buzina dos automóveis, o trânsito, o metrô lotado, o ônibus atrasado, as cartas que você quis responder e não conseguiu porque estava ocupado demais com emails. Esqueça as dúvidas, as dívidas, as milhares vezes que você quis dizer um monte de coisas que ensaiou, o monte de filmes que quis ver e não viu; esqueça os filmes ruins também, os que foram perda de tempo. Esqueça, mas esqueça de verdade. 

Esqueça as brigas e até mesmo ofensas. Esqueça as críticas, essas depois de acatá-las como lhe convém. Esqueça as lágrimas, as tristezas, as perdas, só guarde delas os aprendizados. Esqueça os canhotos de cheque, comprovantes de depósitos, contas que pagou, multas que levou. Pegue as roupas que já não lhe servem e se desfaça delas, doe, sei lá, os sapatos também, tá?! 

Esqueça tudo de ruim que passou, tudo que te fez perder o sono, tudo que te deixou exausto, tudo que te fez querer desistir, tudo que te fez se achar pequeno, fraco e incapaz. Esqueça também suas próprias reclamações, tenho certeza que não foram poucas. Agora pega tudo isso e joga fora! 

Guarde somente os amigos novos que fez, as músicas que cantou, as vezes que dançou, o melhor beijo do mundo. Guarde as oportunidades que teve e como elas foram incríveis e como você foi mais incrível ainda de agarrá-las sem medo. Pô, seja grato também, né? 

Limpe o guarda roupa, deixe um espaço para bons livros, algumas fotos e presentinhos que ganhou. E daí o que os outros dizem? Tudo bem eles pensarem que é hipocrisia, bobeira e cinismo! Releva ou melhor, aproveita que já tá na onda e joga fora as pessoas que ficam incomodadas com o otimismo alheio. Para acreditar que a vida se renova, é preciso muita coragem. Pois ela mostra todos os dias que a gente tem que lutar! Eu tô preferindo lutar mais leve, sem armaduras. Só com um sorriso no rosto e uma enorme vontade de começar de novo. 

- Larissa Bottas.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Estou A Sorrir, Moço.


Moço, estou a sorrir. Desde que você apareceu, voltei a sorrir. O café tá mais doce, o sono mais pesado, o céu mais azul. Tem coisa florindo, se abrindo e levando as nuvens pra passear. Bobo, pode ser, mas você sabe, eu adoro um clichê. 

E você chegou como se fosse por encomenda. Sabendo exatamente o que falar. Sabendo exatamente como ser você mesmo, sabendo sorrir com olhos. 

Quero tanto te levar coisas boas também. Te inspirar a ser mais maluco, enquanto você me ensina a ser mais quietinha. Te inspirar a ser pra fora, enquanto você me ensina a saber me recolher. Te inspirar a fugir de casa, enquanto você me leva contigo. 

A gente pode tentar, enquanto a gente esquece de entender o que é isso que a gente traz pro outro. Porque sei lá o que você tem que me tira do chão. Ainda não descobri e nem sei se quero te desvendar, a verdade que não tenho pressa nenhuma contigo, uma vez que eu já esperei uma vida toda pra te encontrar. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Abraço É Coisa Séria.

Abraço pra mim é coisa séria. Tão séria que não empresto, eu dou. Recuso abraçar levianamente alguém. Abraço pra ser sentido, tem sentido. Todos os meus, dizem algo. Diz saudade, diz prazer, diz gosto de você. 

Troco todos os beijos no rosto e apertos de mão por essa pequena falta de espaço entre mim e o outro. Porque só mesmo o abraço pra dizer: fica mais um pouco ou me leva com você.

- Larissa Bottas.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Preguiça Do Amor.

Que preguiça do amor, cara! Deixa eu te falar que ando preferindo o sono. Ando preferindo minha cama, e minhas cobertas, e meu adorável perdão por mim mesma. Ando gostando mais de guaraná do que de beijo, mais de pipoca do que de carinho, mais de filmes do que de romance. Ando preferindo me revirar, me retirar, para eu mesma me fazer companhia. 

Essa coisa de “quero, não quero" perdeu a graça. Talvez por eu estar gripada, talvez por eu perceber que não é pra mim. Ando com preguiça, sabe? Preguiça do amor como se ele fosse domingo. 

- Larissa Bottas, Adaptado.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Quando Teima Em Ser Feliz.

Quando se chateia, ela dorme em si própria de olhos abertos e coração apertado. E quando cisma em ficar triste, é difícil preencher um sorriso em seu rosto. Mas quando teima em ser feliz, diabo nenhum consegue apagar teu brilho. E não adianta tentar feri-la, ela seguirá sorrindo um riso de quem parece ser à prova de balas e decepções. Ninguém sabe dizer se é falsete ou coisa assim. No fim, ela sorri de qualquer forma.

- Hugo Rodrigues.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dentro De Mim.


Eu aprendi que as melhores respostas estão dentro de mim. Quando eu ouço atentamente o meu coração, eu consigo entender com mais clareza o que me aflige, o que me desmancha em sorrisos, o que me sensibiliza em afetos.

- Bibiana Benites.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Última Rima.

Essas serão minhas últimas frases pra você. Não porque irei te esquecer, mas sim porque mais nada tenho a dizer. Quero ter o silêncio por um tempo. Aquele mesmo que me ensinou. Aquele que nunca me roubou as palavras. Aquele que nunca deu tempo entre nós dois. 
Estou de partida, meu bem. Veja bem, não é nada com você. Só não tenho mais verbos. Não tenho mais poesias. Gostar tanto de você foi a única rima que soube fazer.

- Larissa Bottas.