domingo, 4 de março de 2012

As Sombras da Vida.


A história em quadrinhos do Mauricio Ricardo nos mostra que desde a idade da pedra, as pessoas possuem sua visão de vida limitada. No desenho, o Piteco se depara com três homens admirados com uma sombra e não tentavam descobrir o que tinha por trás dela. Até que o protagonista os levou para fora e eles puderam ver o que a vida oferece. A natureza, os animais e a beleza dali, eram muito mais para se admirar.

Nos quadros seguintes, houve a correlação com os dias de hoje. O que se modificou foi o cenário. Ao invés de caverna, os personagens estavam assistindo televisão.

A moral que se pode tirar dessa história é que tanto as mídias sociais, como as informações tecnológicas funcionam como cavernas, ocasionando a alienação das pessoas. Um exemplo apareceu na série The Middle, da ABC, onde o filho mais novo, Brick, foi acampar com a família e ficava o tempo todo lendo um livro sobre o lugar que eles estavam. Até que o pai dele abaixa a sua distração e Brick se depara com um rio incrível e percebe que ele poderia aprender muito mais se começasse a olhar para o que estava em sua volta.

É isso que devemos entender. A vida não está só no que nos cerca. Há pessoas que nascem e morrem na mesma cidade, no mesmo bairro e até na mesma casa, sem se dar conta de que tem muito a conhecer. A solução é explorar, buscar lugares diferentes, pessoas diferentes e experiências diferentes. Conhecer novos costumes, novas culturas e novos horizontes. Somente se fizermos isso, conseguiremos descobrir uma parte do que a vida pode oferecer.




História original completa aqui.